top of page

Sentimento nas Crianças



Vamos falar de alguns sentimentos que as crianças tem, como medo, tristeza, raiva, alegria e amor.


É muito difícil para os pais ver seus filhos tendo que lidar com alguns sentimentos, como a tristeza, é como se eles quisessem arrancar esse sentimento de seus filhos. Mas é importante entender que seu filho precisa atravessar essa experiência, e para isso os pais precisam ensiná-lo a lidar com esse sentimento. Nessa hora os pais podem ajudar a criança a nomear os sentimentos, os desconfortos para que juntos, possam encontrar soluções para os problemas que os deixam tristes e assim acalmá-los.


Outro sentimento bastante complicado que os pais enfrentam é a raiva, pois é um sentimento que explode, as crianças gritam, xingam, mordem, se machucam e perdem o controle e o limite. Os adultos não podem deixar isso acontecer, é preciso conversar com seu filho e mostrar que ele pode sentir raiva, mas não pode agir na raiva. A criança pode gritar, ficar brava, bater na almofada, mas não pode perder o limite, e se ela perder, o adulto precisa segurá-la e conversar, até ela se acalmar e transformar a raiva em fala. Essa ajuda ao longo de um tempo vai gerar um aprendizado e a chance de que essa criança se torne um adulto mais equilibrado, mais tranqüilo e menos reativo.


O medo é um sentimento que paralisa, nos faz querer fugir, mas esse medo precisa ser encarado e investigado, quanto mais fizermos isso, mas aquietamos nossa mente. Quando as crianças sentem medo, os pais ficam muito incomodados e querem resolver a questão para diminuir o medo delas. O ideal é conversar, fazer um trabalho para aquietar essa mente, com respiração, confiança, segurança, mostrando que os pais estão juntos e que ela pode sentir medo, mas que tem capacidade para superá-lo.


Já a alegria é algo muito gostoso, mas é preciso ter a disponibilidade interna para que isso ocorra, nas pequenas coisas, como ir tomar um banho gostoso, fazer algumas atividades, brincar com os amigos. Essa alegria recheia o nosso dia a dia, a nossa vida, e quando ela é bem recebida, a criança se sente segura, criativa e amada.


O amor é um sentimento incondicional, repleto de carinho, ternura e respeito, e é muito bom quando a criança recebe esse amor dos pais. Podemos dizer que quando ela se sente amada, ela se sente reconhecida, e isso é muito importante para sua auto estima e desenvolvimento.


Por isso é muito importante aos pais conversar sempre com seus filhos, ajudá-los a reconhecer esses sentimentos, a lidar com eles e superá-los.


Conecte-se

Nossos canais nas redes sociais são algumas das ferramentas para disceminar conhecimentos; para tornar nossa sociedade reflexiva e justa; para aproximar educadores, pais e alunos; e assim continuamente.

 

Aproveite e seja um aprendiz consciente!

Posts recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.

© 2023 por Centro VIDA. Orgulhosamente criado com Wix.com

Bairro Vila Mariana,
São Paulo, SP

bottom of page